Portugal entrou novamente em confinamento e inúmeras lojas e estabelecimentos tiveram de encerrar ao público. Mas enquanto as portas se fechavam, muitas janelas se abriram... Para o mundo digital.
Conheça o caso de Mário Lopes, dono de uma pequena livraria em Oeiras, que ao ver as medidas serem anunciadas pensou logo numa alternativa para continuar a sua atividade de venda de livros. Foi então que decidiu abrir uma loja online e em 5 passos começou a vender, não só em Oeiras, mas em todo o país.
1. Fotografia de Produto
Mário, sem qualquer experiência na área de fotografia de produto, pediu ajuda profissional para retratarem da melhor maneira possível alguns dos seus livros que considera ter mais potencial de vendas. Os restantes livros, ele conseguiu fotos de arquivos na Internet.
2. Criar um Website
Já com algumas fotos prontas, o livreiro conseguiu criar um website profissional com o auxílio de website builders como o Wix e o Shopify. Como Mário não é nenhum especialista nesta área, pediu ajuda a um especialista para colocar a sua loja online em funcionamento e em apenas uma semana já estava a operar.
3. Estudo de Mercado
Agora que já não está a vender só para os clientes que vão à sua livraria em Oeiras, Mário precisa de perceber como se pode destacar em relação aos outros vendedores. Optou por estratégias, códigos de desconto e presentes para fidelizar antigos clientes e capturar novos, sugeridos pela nossa equipa de marketing.
4.Criação de Redes Sociais
Como qualquer loja online e física, a livraria de Mário precisa de potenciais clientes, tráfego. A forma mais eficaz que encontrou para resolver este problema foi a criação de redes sociais para publicitar o seu negócio. Foram criadas redes sociais e uma estratégia de publicidade para conduzir os usuários para o seu website.
5. Enviar as Encomendas
Após ver uma lista de possíveis transportadoras para levarem as suas encomendas, decidiu pela mais rápida e pela mais barata, dando a opção de escolha aos seus clientes.
A primeira encomenda saiu a 28 de janeiro. Mário, já fez muitas outras e as vendas estão com tendência para crescer ainda mais.
Comments