Muitas pessoas pensam que têm o controlo absoluto sobre quando e o que compram, mas nem sempre é o caso.
Através de táticas subtis é possível influenciar o comportamento de alguém e incentivar a conclusão de uma compra.
Reciprocidade
Este é um dos gatilhos mentais mais eficazes e é bastante simples de perceber. Se recebes algo gratuitamente é mais provável que devolvas algo em troca.
Muitos usam esta tática, oferecendo um e-book ou webinar/curso gratuito para gerar potenciais clientes e motivá-los a comprar outros produtos. Grandes empresas, como o Spotify, também oferecem o primeiro mês gratuito para influenciar a subscrição do serviço.

Imagem de Spotify
Escassez
Quanto mais difícil é obter um produto, mais exclusivo se torna e mais desejo vai gerar para o conseguir.
O condutor deste gatilho mental é o medo. As pessoas temem perder a oportunidade de perder algo que desejam, logo, vão querer comprá-la assim que possível.
Pudemos ver a escassez a funcionar com a nova PlayStation 5, que deixou de estar disponível nas lojas e começou a ser vendida em marketplaces abertos como o OLX por 3 vezes mais do que o preço original.

Autoridade
A autoridade é um dos gatilhos psicológicos mais imponentes.
Enquanto que a prova social (mais abaixo explicada) acontece quando um grande número de pessoas diz bem de um produto, a autoridade sucede-se quando alguém ou uma instituição especialista numa determinada área o aprova.
Esta técnica é usada por agências de marketing e publicidade quando contratam uma celebridade para fazer um anúncio. Mas caso haja a capacidade financeira para algo deste tipo, podem sempre mostrar no vosso website ou redes sociais alguns dos vossos clientes.

Imagem de IZEA Worldwide
Afeição
Se gostas de uma marca muito provavelmente vais querer provar ou obter outros produtos que ainda não conheces ou que tenham sido lançados recentemente.
Por vezes, pode-se não conhecer a marca mas a compra ser concretizada na mesma por simpatia pelo vendedor.
É por este motivo que uma secção "Sobre Nós" pode fazer a diferença num website. O objetivo destas páginas não é vender diretamente, mas sim criar empatia com o potencial cliente. As pessoas gostam de saber a história de uma marca e o rosto de uma empresa antes de efetuarem uma compra.

Imagem de Salesforce
Prova Social
Está provado que os sere humanos seguem multidões e, por isso, quando muitas pessoas dizem que algum produto ou serviço é excelente, vais querer saber mais sobre ele.
É possível mostrares a aprovação dos teus clientes através de testemunhos no teus website, redes sociais ou mesmo com vídeos. Outra forma de obteres prova social é pedires que classifiquem a tua marca na página do Facebook, escrevendo uma crítica positiva.

Comments