Passas algum tempo a estudar e a trabalhar para criares bom conteúdo até o partilhares com a tua audiência. Por isso, é normal que fiques frustrado quando tens poucos gostos e que queiras alcançar mais pessoas para verem e elogiarem o que produzes.
Não existe uma fórmula mágica para o processo de angariação de seguidores, mas deixamos aqui algumas dicas que podes aplicar na tua conta que facilitarão um crescimento mais orgânico e real.
Otimiza a tua Bio
A tua Bio é a primeira coisa que um usuário vê quando entra no teu perfil pela primeira vez. Deve ser clara acerca de quem és, com toques da tua personalidade e alguns call to action, se possível um link para o teu site ou algo que queiras promover.

Desta forma, os teus potenciais seguidores conseguem perceber quem és e empatizam mais facilmente contigo nos primeiros segundos.
Percebe Qual a é Melhor Hora Para Publicares
Usa a Estatísticas disponível na tua conta para descobrires quais são as horas em que costumas ter mais seguidores ativos.

Deves também ter em conta o tipo de conteúdo que vais publicar. Por exemplo, fotografias ou vídeos relacionados com comida geralmente funcionam bem antes das refeições principais, quando as pessoas têm mais apetite. Já posts relacionados com cafés ou chás, tendem a funcionar melhor entre as 14h00 e as 17h00.
Sê Consistente
Costumamos aconselhar uma publicação por dia, porque normalmente os perfis que praticam esta rotina conseguem obter um crescimento mais rápido, assim como melhores resultados de engagement.

Gráfico por Tailwind
Se partilhares conteúdo digital diariamente e conseguires muitas interações por parte da tua audiência, o algoritmo vai fazer com que as tuas publicações apareçam sempre no feed dos teus seguidores e na pesquisa de novos potenciais usuários que ainda não te seguem.
Experimenta Vários Tipos de Conteúdo
O Instagram oferece-te a possibilidade de partilhares fotografias, vídeos, IGTV's, Reels, Guias, Stories, etc. Se criares para todos estes outputs conseguirás abranger mais potenciais seguidores porque aparecerás em muitos mais feeds.

Lembra-te que o algoritmo do Instagram valoriza o interesse dos usuários e faz com que um tipo de conteúdo mais apreciado por alguém lhe apareça mais vezes. Ou seja, se gostas e comentas mais reels do que outro tipo de conteúdo, é muito provável que este seja o que mais se destaca no teu feed.
Dá o Teu Toque de Personalidade
Ninguém segue uma marca nas redes sociais para ver promoções ou saldos. Seguem porque gostam da personalidade ou da estética do conteúdo.

Publicação de @bemyfriendpt
A tua personalidade e paixões devem refletir diretamente no teu tipo de conteúdo. Deves promover aquilo em que acreditas e o que gostas de fazer. Também é importante dares o teu próprio tom às publicações e escolher como o vais fazer, se vais ser brincalhão, formal, irónico, etc.
Pesquisa os Melhores Hashtags
O hashtag pode ser um instrumento poderoso para alavancares as tuas publicações e seres encontrado por pessoas que se interessam pelo teu tipo de conteúdo.
As melhores formas de pesquisar quais é que podem funcionar melhor contigo é através de motores de busca de hashtags ou mesmo analisando as publicações das pessoas ou marcas que admiras e que se assemelham às tuas.

O Instagram permite que utilizes até 30 hashtags por publicação, mas nós recomendamos o uso de até 10, porque se forem em demasia ou irrelevantes podem prejudicar a tua imagem e o teu alcance.
Interage Com a Tua Audiência
A interação é crucial para um crescimento saudável no Instagram ou em qualquer rede social. Estar apenas focado em gostos e não responder a comentários ou mensagens pode mostrar desinteresse ou desconsideração pelos teus seguidores.

Não esperes por eles para iniciar uma interação, cria essa oportunidade através de sondagens ou o popular "Faz-me uma pergunta", disponíveis nos stories. Encoraja a identificação de outros amigos nos comentários das tuas publicações.
Colabora com Outros Criadores
Outra forma de fazer crescer a tua conta é criares uma parceria com outros criadores ou marcas.

Publicação de @catarinasofiai
Através de campanhas promocionais ou apenas com menções as outras contas podem tornar-se plataformas para dar a conhecer o teu trabalho. Estabelecer parcerias com o comércio local na tua zona pode ser um pequeno passo para conseguires destaque. Lembra-te, que é aos poucos que se constrói algo grande.
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