top of page

Criar Conteúdo com o Telemóvel

Atualizado: 20 de ago. de 2021

Chegamos a uma fase em que todas as empresas devem ter presença nas plataformas digitais como as redes sociais, oferecendo à sua comunidade conteúdo de valor. Já são poucas as oportunidades de negócios e desenvolvimento de marcas offline.


O problema é que muitas pequenas empresas não têm o material, staff e/ou o know how para produzirem conteúdo digital para alimentar as suas plataformas e não possuem a força financeira para recorrer a agências de marketing digital para trabalhar com elas, mesmo que estas ofereçam preços competitivos por trabalho de qualidade.


Mas, há vários truques e ferramentas que podem permitir gerir e criar fotografias, vídeos e grafismos a partir do telemóvel e que são fáceis de usar. Não precisa da melhor câmera do mercado para fazer trabalhos de qualidade.



Um Bom Smartphone

Os telemóveis de agora oferecem câmeras muito boas, como os iPhone e os da Samsung que têm a capacidade de filmar a 4K e captar fotografias muito boas.


Recorrendo a uma fonte de luz natural suave, como o nascer e pôr do sol (as chamadas golden hour) é possível captar fotografias dignas de um profissional de imagem.



Instale Apps de Criação e Edição

Apesar de muitas aplicações de criação e edição de imagem serem pagas, muitas estão disponíveis gratuitamente.


É o caso do Canvas para criar grafismos facilmente com o auxílio de templates previamente concebidos e editáveis. Ou mesmo do Lightroom da Adobe, um dos melhores softwares para editar fotografias.


Fotografia por Cotton Bro, Pexels



Cria Como Vês

Um dos melhores conselhos que te podem dar em qualquer área, é estudar. Passa algum tempo nas redes sociais como espetador, a ver o que os outros fazem e que técnicas usam para fazer. Este conhecimento visual que vais adquirir é essencial para criares a tua própria linguagem e expressão comunicativa.



Não Tenhas Medo de Errar

Sim, parece uma frase cliché, mas é a verdade. Muitas das filmagens ou fotografias que vais tirar vão diretamente para o caixote do lixo, porque até os profissionais têm uma taxa de aproveitamento muito baixa.


O truque é testares, testares e testares (reference intended). Só com prática é que te vais familiarizar com os truques de câmera e iluminação, e não há mal nenhum em falhar.


"Fail, try again, and repeat."


Fotografia por Brett Jordan, Pexels


Comments


bottom of page