Sabias que a taxa de conversão média das lojas online é de 1%? Ou seja, só uma em cada cem pessoas finaliza uma compra na Internet.
Existem várias razões para alguém abandonar um carrinho numa loja online que estão fora do controlo do vendedor. Mas aqui vamos apresentar 5 táticas para aumentar a taxa de conversão de qualquer loja de e-commerce.
1. Custos Inesperados
Isto acontece com as lojas que não apresentam o preço final quando apresentam os produtos. Quando um cliente passa para a parte do check-out e repara que os impostos e custos de envio não estão incluídos e isso aumenta o preço final, ficam a sentir-se traídos. Ninguém gosta de surpresas que envolvam ter de pagar mais.
A solução para este problema passa por calcular o custo de envio e impostos de todos os produtos e incluir isso no preço dos produtos. As pessoas preferem pagar mais do que pagar custos de envio.
2. Falta de Confiança
Todos nós sentimos medo de comprar algo numa loja online pela primeira vez.
"Poderão ficar com o meu dinheiro e não me enviarem o artigo? Será que o produto é igual à foto? Posso devolver caso venha estragado?"
Estas questões passam pela cabeça de todos os primeiros clientes que passam pelo teu site. Uma forma de resolver esse problema é começar por fazer um bom website, para o seu projeto parecer legítimo. Depois, torna fácil para que os teus prospetos verem comentários de quem já comprou, apresenta garantias e a política de devoluções nas descrições dos produtos e adiciona uma secção de "Perguntas e Respostas Mais Frequentes" ao teu website.
3. Ter de Criar Conta
Hoje em dia cada vez menos pessoas gostam de partilhar os seus dados em sites novos e muitos podem não finalizar uma compra na tua loja online pelo simples facto de terem de criar uma conta.
Torna possível a compra de produtos sem essa obrigação. Podes, no entanto, oferecer um desconto de boas vindas SÓ a quem crie conta no teu website. Assim, ficas com as informações de contacto para futuras campanhas e não perdes a venda por parte de pessoas que não queiram partilhar os seus dados.
4. Processo de Check-out Complexo
Descomplicar o check-out é essencial para aumentar a taxa de conversão da tua loja online.
Mantém as pessoas no mesmo domínio, sem muitas opções de saída (é importante ser diretos nesta fase) e não peças nenhuma informação desnecessária para não afugentares o potencial cliente.
5. Poucas Opções de Pagamento
Se só permitires o pagamento por cartão de crédito, vais perder os compradores não têm cartão de crédito. Se só permitires o pagamento por referência multibanco, podes perder os clientes que não conseguem fazer transferência por Internet e se tenham de se deslocar a uma máquina de multibanco.
Por isso, tenta oferecer todos os tipos de pagamento possível. Pode ser um investimento inicial maior, mas compensa a longo prazo.
Conclusão
Testa constantemente o processo de check-out do teu website para encontrares melhores formas de o simplificar. Estuda também o das grandes empresas de e-commerce e mesmo os teus competidores diretos.
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